Faça sua escolha pela Ética. Vote em quem ajudou e vai continuar ajudando Ubatuba, VOTE 14 !!!!

sexta-feira, 13 de julho de 2007

PTB Mais Mulher

Esse será o nome do movimento a ser lançado nacionalmente pelo PTB Mulher para a grande campanha nacional de filiação que será realizada pelo partido. A idéia foi aprovada em reunião da Executiva Nacional do PTB Mulher, realizada nesta quarta-feira, 11/7, na sede do Diretório Nacional do partido, em Brasília. Segundo a presidente nacional do PTB Mulher, a vereadora Cristiane Brasil, o partido lançará no dia 1° de setembro esta campanha, com o objetivo de conquistar milhares de filiações em todo o País. O PTB Mulher pretende fazer do "PTB Mais Mulher" uma bandeira para a adesão significativa de mulheres às fileiras do Partido Trabalhista Brasileiro. Confira abaixo entrevista com a Presidente do PTB Mulher, Cristiane Brasil, que fala desta campanha e sobre os objetivos para o segundo semestre do segmento feminino do partido.

Portal do PTB – O que foi discutido na reunião do PTB Mulher nesta quarta-feira em Brasília?


Cristiane Brasil – Nós nos reunimos aqui em Brasília para checar as respostas que tivemos dos estados sobre a organização das mulheres nos diretórios. No último encontro do PTB Mulher, enviamos a todos os presidentes de diretórios estaduais do partido um questionamento sobre a presença de uma agremiação feminina nos estados. Como ainda não tivemos a maioria das respostas, estabelecemos um prazo de mais 15 dias aos diretórios para que nos enviem esta informação.


Portal do PTB – Por que o prazo de 15 dias?


Cristiane Brasil – Tanto na reunião de hoje como na anterior nós avaliamos que o prazo para trabalharmos a estruturação do PTB Mulher nos estados é exíguo. Como queremos lançar uma campanha de filiação nacional em setembro, e tendo em vista que o calendário eleitoral coloca o início de outubro como prazo fatal para filiação de uma pessoa que queira concorrer a um mandato eletivo em 2008, o tempo é muito curto. Por isso decidimos dar este prazo de mais 15 dias para recebermos informações dos diretórios estaduais, para então empreendermos a maior mobilização de mulheres petebistas possível. A partir das respostas que tivermos, a gente vai a campo, vamos montar o PTB Mulher nos estados.


Portal do PTB – Como vai ser essa campanha de filiação nacional?


Cristiane Brasil – A nossa expectativa é de realizar inicialmente um grande encontro nacional do PTB Mulher no próximo dia 15 de agosto, em Brasília, e até lá estaremos decidindo as pautas e o que iremos tratar nesta reunião. Mas um dos temas que já está definido é a organização dessa grande campanha nacional de filiação partidária, que se chamará “PTB Mais Mulher”, a ser realizada no segundo semestre deste ano. O PTB Mulher já definiu a data em que daremos o pontapé inicial nesta campanha: 1° de setembro. Neste dia, o nosso movimento lançará esta campanha para filiação em massa de mulheres ao partido. O PTB já possui cerca de 434 mil mulheres filiadas, de acordo com dados do TSE. Nossa expectativa é ultrapassar o número de 450 mil mulheres.


Portal do PTB – Esse total de mulheres filiadas ao partido representa o percentual de 44% do total de petebistas. Por que esse número não é maior?


Cristiane Brasil – Isso é reflexo da pouca mobilização feminina na política. Esse é um complexo processo que nós estamos tentando reverter. Somos como formiguinhas remando contra uma grande maré. Só que, como formiguinhas unidas, venceremos. Estamos a cada dia arregimentando o nosso exército de formiguinhas, e juntas construiremos um grande formigueiro. E é esse formigueiro que será o esteio das políticas públicas voltadas para as mulheres. É esse o movimento que vai engrossar as fileiras, as bases do PTB, solidificar uma participação democrática e igualitária dos gêneros do partido.


Portal do PTB – Quais estados estão mais adiantados na organização de seu segmento feminino?


Cristiane Brasil – O Rio de Janeiro, o Rio Grande do Sul e o Piauí são os estados que possuem os diretórios do PTB Mulher mais organizados no momento. Mas eu acredito que o diretório de São Paulo também tem um bom movimento. Mas já estamos mapeando a situação das mulheres em todos os diretórios no Brasil, e o Estado que estiver precisando da nossa força, da nossa união pra consolidar o seu movimento feminino petebista, com certeza contará com a nossa presença lá para recrutar as pessoas, para trazer para o partido aquelas que ouvirem o nosso chamado à efetiva participação política.


Portal do PTB – Como estimular as mulheres a entrar no PTB?


Cristiane Brasil – Eu conheço muitas mulheres que dentro dos partidos, e não só no PTB, não possuem espaço nenhum na organização partidária. Eu acho que no nosso partido nós já temos uma grande vantagem que é possuir um presidente que nos dá muita abertura, que nos estimula a conquistar nosso espaço, que quer ver o partido com uma maciça presença feminina nos órgãos de comando. E em vista do nosso presidente Roberto Jefferson ser o meu pai, e também pela figura maravilhosa que ele é, eu defendo junto às mulheres que aqui no PTB nós temos espaço para realizar muitas coisas boas não só para o mundo feminino, mas na vida da sociedade em geral. Então essa é uma grande vantagem do PTB, ter Roberto Jefferson no comando do partido e Cristiane Brasil à frente do PTB Mulher. Por isso eu quero convidar as mulheres a arregaçar as mangas para caminharmos juntas em busca da vitória do nosso partido. Eu tenho convicção de que é uma questão de tempo para estarmos conquistando mais espaços e participando de forma mais decisiva das decisões não só do partido, mas também do País.


Agência Trabalhista de Notícias

Nenhum comentário: