Faça sua escolha pela Ética. Vote em quem ajudou e vai continuar ajudando Ubatuba, VOTE 14 !!!!

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Tire suas dúvidas

O que é coligação?
Em tese, quando partidos têm a mesma idéia de governo e não têm força para lançar candidatos próprios, juntam-se para promover um único candidato. A essa junção, chamamos coligação.

Quantos votos são necessários para eleger um Prefeito?
Os prefeitos e vice-prefeitos são eleitos pelo sistema majoritário. Ou seja, será eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os votos em branco e os nulos. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, só ganha a eleição o candidato que conseguir maioria absoluta (metade mais um) dos votos. Se nenhum dos candidatos conseguir a maioria absoluta, haverá um segundo turno das eleições, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos. O vice-prefeito é eleito automaticamente, com a vitória do prefeito de sua chapa.


Quantos votos são necessários para eleger um Vereador?
Os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, onde são considerados votos válidos apenas os que forem dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias. Nesse sistema, é preciso determinar quantos candidatos cada partido elegeu para depois determinar quais candidatos foram eleitos. São feitas duas contas. Primeiro, determina-se o quociente eleitoral, através da divisão do número de votos válidos apurados pelo número de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um se superior. Depois é preciso saber qual o quociente partidário de cada partido ou coligação. Para isso, é preciso dividir o número de votos válidos dados sob a mesma legenda ou coligação de legendas, desprezada a fração, pelo quociente eleitoral. Estarão eleitos tantos candidatos registrados por um partido ou coligação quantos o respectivo quociente partidário indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido.

Nenhum comentário: