Faça sua escolha pela Ética. Vote em quem ajudou e vai continuar ajudando Ubatuba, VOTE 14 !!!!

quinta-feira, 18 de março de 2010

São Caetano e Santo André registram queda de desperdício de água

O Grande ABC reduziu em 4% o desperdício de água. São Caetano e Santo André, ambas administradas pelo PTB, foram as cidades que mais registraram queda no índice, de 25% e 10%, respectivamente. A situação de Mauá é incógnita, já que a administração pública não respondeu aos questionamentos do Diário.


"Algumas cidades investiram e melhoraram a qualidade de sua infraestrutura, evitando perdas de água em suas redes de distribuição", analisou o presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, Clóvis Volpi (PV), que também é prefeito de Ribeirão Pires.
Em Santo André, cidade administrada pelo petebista Aidan Ravin, o desperdício ficou estável em 2009, em comparação a 2008: 28,8%, índice considerado semelhante ao de países desenvolvidos, segundo o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

De acordo com a autarquia, o resultado positivo ocorreu por conta da troca de tubulações antigas de ferro fundido por canos de PVC. Agilização das manutenções em redes de distribuição, implantação de válvulas redutoras de pressão e realização de pesquisas de vazamentos não aparentes também são apontados pelo órgão como motivos para a estabilidade. Além da utilização de geofones eletrônicos (aparelhos de rastreamento de vazamentos), correlacionadores de ruídos e campanhas para uso racional da água para evitar desperdícios.

Em São Caetano, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) constatou em 2009 que a média de perdas físicas na rede de distribuição de água no município foi de 23,83%. Segundo a autarquia, trabalho no combate de perdas é realizado diariamente, além do remanejamento da rede de água, substituindo as antigas ligações de ferro por PVC. Outros fatores que contribuíram na redução do desperdício de água foi a caça de vazamentos não visíveis na rede, a instalação de válvulas reguladoras de pressão e a troca de 10 mil hidrômetros.

"A questão educativa de conscientização no consumo é também fator importante na redução de gastos", afirmou o prefeito José Auricchio Júnior (PTB).
Na contramão do Grande ABC, Diadema tem aumento
Diadema registrou aumento no consumo de água em 2009, de 803.613 metros cúbicos, apesar de a Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) ter anunciado investimentos de R$ 100 mil para rastrear 250 quilômetros de redes situados nos bairros Nações, Vila Nogueira, Paineiras, Taboão, Eldorado, Piraporinha e Campanário.

A ação teve como objetivo detectar vazamentos não visíveis em tubulações subterrâneas.

O trabalho de fiscalização desenvolvido pela empresa para detectar furtos de água mostrou resultados positivos no ano passado, quando foram identificadas cerca de 2.000 fraudes, correspondendo a perdas de 32. 737 metros cúbicos de água, segundo informou a autarquia.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: