Faça sua escolha pela Ética. Vote em quem ajudou e vai continuar ajudando Ubatuba, VOTE 14 !!!!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

UBATUBA/2008 – MUDANÇA GERAL!

Falando em mudar tudo em 2008, no início deste ano, acompanhei pela Tv a posse dos diretores e vice-diretores das escolas públicas do Distrito Federal eleitos pela primeira vez através da avaliação e votação da comunidade.

Imaginem, amigos contribuintes de Ubatuba, que cada escola do DF contará com recursos próprios para serem usados de acordo com as necessidades locais. Além disso, os diretores poderão escolher servidores para funções gratificadas e definir as metas pedagógicas prioritárias da escola.

Estão chamando a novidade de Gestão Compartilhada. Alguém aí, entre os (e)leitores, pode pensar: Mas isso já é feito em Ubatuba...(risos). Não é nãããoooo! Aqui, nas terras de Iperoig, onde passeio de navio parcelado em 6 vezes de R$100,00 é motivo de festa, se um diretor escolar não jogar no time da situação, ele está fora. É só dar uma voltinha nos bairros para constatar que nem todos os diretores votados pela população tomaram posse ou ainda estão no cargo.

O presidente da Comissão de Educação do Senado, Cristovam Buarque, elogiou a Gestão Compartilhada (do Distrito Federal, é claro):

“É um processo de vanguarda, que uniu o mérito à democracia.”

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, na posse dos diretores e diretoras, deu um exemplo contundente, e divertido, sobre qual modelo de educação se encerrava com a adoção da Gestão Compartilhada naquele estado.

Ele comentou...

Uma professora, recém aprovada em concurso chega entusiasmada na escola e resolve medir o conhecimento dos alunos de uma classe de 5ª série com uma pergunta:

_ Quem incendiou Roma?

Todos entreolharam-se e a resposta não veio. Num canto da sala estava Joãozinho, encolhido e com olhar assustado. A professora não teve dúvida e fez a mesma pergunta ao garoto.

Joãozinho respondeu prontamente: _ Não fui eu! Não fui eu, professora!

Indignada com a pouca instrução da turma, a educadora, recém formada, saiu da sala e foi tirar satisfações com a diretora.

Muito rapidamente, a diretora respondeu: _ Veja bem. O Joãozinho não é de mentir. Se ele disse que não foi ele, então, não foi! Saindo da diretoria irritada, decepcionada e quase rasgando seu diploma, a pobre professora pediu audiência com o prefeito.

Depois de relatar os fatos aos prantos, ainda alvejou: _ Esta é a educação que queremos dar às nossas crianças. Eles não sabem quem incendiou Roma. A diretora daquela escola... a mesma que o senhorrrr indicou... também não sabe. Como é possível manter pessoa tão despreparada naquele cargo?! Eu quero a minha exoneração. Não compactuo com este tipo de política educacional! Blá...blá... blá...

O prefeito, com toda sua experiência e astúcia política respondeu: _ Calma, não fique nervosa. Não há motivo para tanto estardalhaço. Vamos fazer o seguinte, a senhora me diz o valor do prejuízo desse incêndio, eu mando pagar e não se fala mais nisso.

Moral: Ainda bem que isso não ocorre em Ubatuba.

Um pouco de história: Nero Claudius Caesar Augustus Germanicus, Imperador de Roma de 54 a 68 da era cristã, tornou-se tristemente célebre por seu governo despótico. Responsável pela primeira perseguição contra os cristãos, foi acusado de ter provocado o incêndio que destruiu Roma durante seu reinado.

Jorge Lee ARTE . CULTURA . MARKETING . EVENTOS (JORGE ELIAS DA GUARDA)

Nenhum comentário: