Faça sua escolha pela Ética. Vote em quem ajudou e vai continuar ajudando Ubatuba, VOTE 14 !!!!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Educação é o caminho evidente para o desenvolvimento -por Cristiane Brasil


Dentre inúmeras besteiras ditas por Lula nos últimos tempos, acredito ter sido a mais infeliz aquela em que afirmou que "para governar o Brasil não precisa estudar e ter curso superior". Para mim é a mais clara demonstração de que para este governo educação não é prioridade.
A verdade é que a maioria dos brasileiros não contou com a mesma sorte ou a mesma astúcia do atual presidente, que soube, de forma única, iludir parte da classe trabalhadora para chegar ao poder.
Sabemos que o sucesso brinda a muitos que, mesmo sem chance de estudar, conseguiram transpor adversidades e vencer na vida pela perseverança. Mas, é preciso todos nós brasileiros termos em mente que isto é exceção, e o que Lula não deve servir de norte para a juventude de um país que almeja ser desenvolvido um dia. Há pelo menos três décadas, o Brasil almeja ter uma política educacional séria, que tire a maioria do povo da miséria e da informalidade.
O que este governo insiste em ignorar é que só através da educação é possível combater a desigualdade crescente que aflige a sociedade, cujo resultado é a realidade de caos social em que vivemos, onde a violência é o sintoma mais evidente. Países que priorizam a educação, como a Coréia e o Chile, por exemplo, que adotaram políticas rígidas e permanentes no setor, registram taxas de desenvolvimento bem superiores aos países, cujos líderes preferiram a demagogia do assistencialismo que perpetua a ignorância e a miséria.
O fato é que, do fundamental ao superior, o ensino público vive um quadro de abandono com escolas, laboratórios e universidades sucateados, com professores desmotivados, por falta de uma política salarial digna, com o resultado se refletindo na desqualificação e na crescente evasão escolar. Para mascarar a ineficiência alguns homens públicos adotaram a aprovação automática no ensino fundamental, o que contribui para a perpetuação da burrice no país.
Assim, esta burrice parece contagiar os mandatários deste país, que ignoram a importância da educação para o progresso da sociedade. Creio, que, na verdade, eles temem o senso crítico que a educação constrói, pois somente assim os desprovidos de oportunidades trocariam as migalhas assistencialistas por exigências de um futuro melhor para seus filhos.
* Cristiane Brasil é vereadora, presidente do Diretório Regional do PTB/RJ e presidente do PTB Mulher (fonte: www.ptb.org.br)

Nenhum comentário: