Faça sua escolha pela Ética. Vote em quem ajudou e vai continuar ajudando Ubatuba, VOTE 14 !!!!

sábado, 7 de abril de 2007

O PTB permanece na primeira divisão dos partidos políticos do País

No último dia 6 de outubro, nem bem terminaram as eleições, o PTB realizou, em Brasília, Convenção Nacional, a qual formalizou a incorporação do PAN (Partido dos Aposentados da Nação), que assegurou ao Partido a superação da cláusula de barreira que exigia, para a sobrevivência partidária, 5% dos votos válidos do País, sendo que, em nove Estados, no mínimo, teriam que ser obtidos 2% dos votos (uma ameaça que ainda pairaria sobre o PTB que, embora tenha atingido os 5%, não teria cumprido a exigência dos 2% em nove Estados).

Desta maneira, apenas oito partidos estão em condição de continuar a ter direito ao fundo partidário, à propaganda nas rádios e TVs e à atividade partidária (participação nas Mesas Diretoras do Legislativo e nas Comissões Temáticas, bem como direito à liderança). Estes Partidos são PMDB, PSDB, PFL, PSB, PDT, PT, PP e PTB.

Na Convenção Nacional, o PTB elegeu novo Diretório Nacional e nova Comissão Executiva, cuja presidência ficou com Roberto Jefferson, abrigando dirigentes e militantes do PAN.

Nos próximos dias, serão nomeadas novas Comissões Executivas Estaduais, às quais caberá a reestruturação do Partido nos municípios.

Em São Paulo, o líder do PTB Campos Machado anuncia que o Partido será reciclado em suas bases, com a implantação de cursos de orientação política e com a criação de departamentos temáticos, como, por exemplo, o do meio ambiente.

Segundo Campos, "esta foi a última vez que o PTB se utilizou da incorporação de Partidos para a sua sobrevivência". E continua: "um Partido com mais de 60 anos de história e tradição não pode ficar à mercê dos ventos".

Campos Machado promete o lançamento de candidatos próprios em 2008, em grande parte do Estado, e para o Governo Estadual em 2010.

Nenhum comentário: